-
Arquitetos: eleven nine inteiror design office
- Área: 91 m²
- Ano: 2008
Aglomerado de nuvens
As nuvens são desenhadas sutilmente no vidro da Clínica Odontológica durante o dia. No pôr-do-sol, por sua vez, elas transformam-se em uma tênue névoa, como linhas de fumaça.
O volume possui uma estrutura dupla.
O tecido com os desenhos das nuvens está preso ao vidro exterior e esse mesmo desenho foi impresso na película de PC no interior. Com isso, ao colocar uma iluminação indireta entre as duas camadas, perspectivas mágicas aparecem quando você vê a obra desde sua fachada frontal.
A fachada torna-se uma representação contemporânea do que seria o tradicional mosquiteiro japonês, Kaya. Entretanto, para a privacidade dos pacientes, as salas de tratamento estão acomodadas na parte posterior da edificação. O interior da clínica é constituído por um revigorante espaço aberto, reforçado pelo alto pé-direito de 4,5 metros.
Neste espaço, três colunas imponentes tocam levemente o solo conformando a recepção. A parede interna é recortada de modo que a luz natural possa chegar até a sala do diretor.
Somente a recepção possui um piso branco e liso. Da sala do diretor, é possível ver o jardim, onde árvores de folhas verdes são plantas em um gramado bem cuidado e cheio de cores.
Lâmpadas ovais são penduradas em três locais, como se estivessem flutuando igual nuvens. A grama no jardim faz a temperatura do solo diminuir, combatendo o aquecimento global.
À noite, as nuvens no vidro parecem uma pintura de tinta, sumi-e, refletindo a chuva, sombras e a luz da lua.